Gravidez semana a semana: Como seu bebê está?
Compartilhe
Você sabe todas as mudanças e adaptações que o seu bebê e seu corpo sofrem? E como ocorre esse desenvolvimento a cada dia?
A confirmação da gravidez é uma explosão de surpresa, alegria e muitas novidades. Ela traz a expectativa em torno dessa nova vida que está sendo gerada, e as transformações ocasionadas impactam bastante a vida dos futuros pais.
Sabendo disso, meu objetivo é que você, mamãe, compreenda a formação do seu bebê e entenda as mudanças semana a semana, por isso, preparei esse artigo. Nele, você vai conhecer:
-
Sua gravidez semana a semana
-
Principais fases da gravidez
-
Primeiro trimestre: 0 a 13 semanas
-
Segundo trimestre: 14 a 26 semanas
-
Terceiro trimestre: 27 a 40/41 semanas
Boa Leitura!
Entenda sua gravidez semana a semana:
A cada semana ocorrem mudanças substanciais tanto para a mãe, quanto para o bebê. Por isso, é muito importante compreender cada etapa para uma gravidez saudável e segura.
A gravidez é dividida em trimestres e possui duração média de 40 semanas. Cada trimestre possui suas próprias características durante as fases de desenvolvimento. O primeiro é o que requer mais cuidados, o segundo é o mais tranquilo e, o terceiro, a preparação final antes do parto.
Por que é importante que você saiba sobre isso? Você vai saber, por exemplo, em que momento poderá descobrir o sexo do seu bebê, e a partir de quando ele começa a ouvir sua voz.
Então, vamos juntos fazer destes nove meses de gestação um momento único, criando um lindo vínculo entre você e seu filho.
Principais fases da gravidez
Referência: <a href='https://br.freepik.com/vetores/bebe'>Bebê vetor criado por macrovector - br.freepik.com</a>
Durante essas 40 semanas, a mulher experiencia mudanças hormonais, psicológicas e físicas. Portanto, é importante que a mãe esteja sempre atenta para prover um bom desenvolvimento do feto. Por meio da boa alimentação, tranquilidade e calma na casa, atenção com a saúde e pré-natal, isso é possível.
Importante:
Procure um médico assim que descobrir que está grávida. O pré-natal ajuda a prevenir doenças através das vacinas, também irá observar o desenvolvimento do bebê e identificar, se for o caso, deficiências ou outras doenças com o máximo de antecedência.
Primeiro trimestre: 0 a 13 semanas
Foto: Hellorf
Referência: https://www.gestacaobebe.com.br
Neste começo da gravidez acontece um rápido desenvolvimento do bebê, com a multiplicação veloz das células para iniciar a formação de vários órgãos. Com 4 semanas, o bebê tem o tamanho de um grão de arroz e o seu coração já começa a bater. Após 8 semanas, já tem braços e pernas aparentes, e começa a formação dos dedos.
No final do trimestre, o bebê já tem seu rosto praticamente formado, e seus genitais estão definidos - mas ainda não é possível descobrir o sexo.
Segundo trimestre: 14 a 26 semanas
Referência: https://brasil.babycenter.com
É nesta fase que o momento mágico acontece: será possível sentir, pela primeira vez, o bebê se mexendo. O coração está batendo tão alto que um estetoscópio é o suficiente para ouvi-lo.
Agora, também é possível descobrir o sexo do bebê através do exame de ultrassom. Entre 17 e 18 semanas, o feto, mesmo ainda tão pequeno, já é capaz de sugar, engolir e piscar. Sua pele fica mais grossa e os seus cabelos, cílios e sobrancelhas começam a crescer. No meio da gestação (20 semanas), seus movimentos ficam mais intensos e os chutes vão surpreender a mamãe.
Próximo ao fim do segundo trimestre, o bebê começa a ouvir e seu sistema já funciona completamente. Mas ele tem, ainda, o tamanho de uma couve-flor.
Terceiro trimestre: 27 a 40/41 semanas
Referência: https://www.portalsaudenoar.com.br
Seu bebê já está todo com seu sistema todo formado, mas precisa crescer e ganhar peso. Entre 27 e 32 semanas, ele dobra de tamanho.
Agora, o bebê já abre os olhos, percebe a luz fora do útero e identifica vários sons. Por isso, ao nascer, é comum que os bebês se acalmem quando ouvem a voz da mamãe - um som bastante familiar.
Com 35 semanas, o bebê, assim como o corpo da mamãe, se prepara para o parto. Ele gira, ficando com a cabeça para baixo, estará pronto para nascer a qualquer momento a partir das 37 semanas.
Ainda que com 40 semanas o bebê já esteja completamente preparado para viver fora do útero, ele poderá demorar mais duas semanas para nascer. Depende de cada gestação.
DICA IMPORTANTE:
A partir do 7º mês, é interessante que você se programe para o Ensaio Fotográfico de Gestante, pois a barriga está bastante grande e bonita, e é mais provável que não esteja tão inchada no dia das fotos.
Para isso, te indico a leitura do nosso Roteiro para Ensaio de Gestante, onde eu dei dicas valiosas para as mamães que pretendem fazer o ensaio.
Gostou do post e quer receber mais dicas?
Nos siga nas redes:
Instagram: @jeffersonchagasstudio
Facebook: Jefferson Chagas Studio
Referências: https://www.unimed.coop.br